sexta-feira, 8 de maio de 2009

Comemoração do 13/05/1888 "Lei Áurea"

Com o objetivo de interagirmos postaremos neste blog o conteúdo de História sobre a abolição da escravatura e faremos uma apresentação em sala de aula no dia 13/05/09. Segue um roteiro para auxiliá-los na pesquisa.
-Ler atentamente os textos;
-Fazer uma seleção das informações;
-Posteriormente, redigir o próprio texto.
OBS: Pesquisar sobre a história da abolição da escravatura e os principais representantes desse movimento abolicionista, tais como: Luís Gama, José do Patrocínio, Manoel Querino, Salustiano "o orador do povo", André Rebouças, João Cândido (marinheiro), Zumbi dos Palmares, Mestre Didi, Milton Santos e etc.

7 comentários:

  1. O que eu entendi sobre minha pesquisa,é que os negros eram trazidos do continente Africano, dentro de porões nos navios negreiros, e alguns não resistiam e acabavam morrendo.E quando desembarcavam era comprados.
    E também entendi que a princesa Isabel foi praticamente forçada há assinatura da LEI ÁUREA, pois o exército ja estavam cansados de ter que captura os negros fugitivos e devolver aos seus donos.

    Táis 2D

    ResponderExcluir
  2. De acordo com as pesquisas e com o que foi dito na sala de aula, entendi que a princesa Isabel não assinou a lei Áurea e libertou os escravos por livre e espontânea vontade ou por bondade e sim por que estava sendo muito pressionada.
    Antes mesmo de a princesa Isabel, assinar a lei áurea, já existia alguns fatos e leis
    que demonstravam que a escravidão estava perdendo a força. Como por exemplo, a lei Eusébio de Queiroz (que proibia o trafico de escravos), a lei do ventre livre (que declarava livre os filhos de escravas nascidos a partir de 1871), e a lei do sexagenário (que libertou os escravos com mais de 65 anos, mas não adiantou muito por que poucos chegavam a essa idade).
    Porém, o fim da escravatura, não melhorou muito as condições sociais e econômicas dos ex-escravos. E foi depois de muitos anos de luta e sofrimento que os negros conseguiram ser realmente libertos.

    Suzana Sousa nº:42 2ºD

    ResponderExcluir
  3. Entendi que a princesa Isabel não assinou a lei porque quis, e sim porque estava sendo pressionada.
    Antes da abolição oficial, ja existia algumas leis e atos que demostraram que a escravidão estava cada vez mais perdendo a força, como a lei do ventre livre, a lei do eusébio de queiroz, a lei do sexagenário. Fato de Ceará e o Amazonas, já terem decretado a abolição nos seus territorios, os comerciantes achavam que a mão de obra escrava já não dava o lucro necessário e viam mais vantagens no trabalho asaláriados.
    Mesmo com a lei aurea os escravos teriam que ter um bom comportamento, ou então voltava a condição de escravo.

    Jaqueline 2ºD nº25

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. a lei áurea foi assisnada pela princesa isabela, a redentora(1841 - 1921), com sua caneta de ouro, no dia 13 de maio de 1888, depois de aprovado no senado, com apenas um voto contra. Na camara apresentado em 7 de maio de 1888, o projeto de abolição obteve 83 a 92 votos a favor. É a lei mais concisa que o pais teve: " art.1º: é decalarado extinta a escravidão no brasil, 2º: Revogam-se as disposições em contrario".

    Luana Fonseca, 2ª ano C, nº 32

    ResponderExcluir
  6. A visão do 13 de Maio,pelao povo negro,como conscessão da Redentora,não pode ser explicada apenas como resultado da propaganda das classes proprietárias.Constitui a cristalização,alienada e determinada pela ideologia dominante,na consciência popular,de acontecimento de profundo sentido histórico para as classes trabalhadoras escravizadas e toda nacionalidade brasileira.Ou seja,operação para diluir a memória do protagonismo dos trabalhadores escravizados em acontecimento único no nosso passado.Não há sentido em antepor Palmares ao 13 de Maio.Apesar de saga luminar,Palmares teve maior significado histórico que a Abolição. Alunas:Juliana Souza de Souza;Fernanda Conceição;GIberlândia;Luana Conceição e Natália Almeida. Turma:2D

    ResponderExcluir
  7. De acordo com as pesquisas e com o que foi dito na sala de aula, entendi que a lei áurea foi assisnada pela princesa isabela, a princesa Isabel não assinou a lei porque quis, e sim porque estava sendo pressionada. pois o exército ja estavam cansados de ter que captura os negros fugitivos e devolver aos seus donos.
    Antes da abolição oficial, ja existia algumas leis e atos que demostraram que a escravidão estava cada vez mais perdendo a força, como a lei do ventre livre, a lei do eusébio de queiroz, a lei do sexagenário.


    danilo souza
    Turma:2D

    ResponderExcluir