segunda-feira, 9 de março de 2009

Atividade do blog

Fazer uma pesquisa do Romantismo (poesia no Brasil), destacando o conceito do movimento literário, as características dos poetas das 3 gerações românticas e exemplificando com uma estrofe de cada poeta literário brasileiro.

-Não esquecer de colocar a bibliografia.
-Se possível destacar as figuras de linguagem nas estrofes, identificando-as.
-Pesquisa no caderno, valendo 1,0 ponto na 1º unidade.

88 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. o romantismoadotou a primaziado sentimento regindo conta as caracteristicas racionalistas do classisismo. O romantismo e um sonhador pretendendo modelar o mundo e seu gosto.

    mariane souza 2°D

    ResponderExcluir
  3. Essa pesquisa é uma reflexão sobre a pratica do romantismo no brasil frente aos conteudos e metodos a serem trabalhados no processo de ensino apreendizagem ,salientando a importância de se tratar os conteudos interligados á realidade de nos seres humanos.
    o assunto estudado e bastante interessante pois ficamos sabemos um pouco mas sobre o romantimos de uma maneira espetacular que e o universso das pesquisas .

    valeu profª:Anelisia
    Alunaº:Emanuela Silva 2°C

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. jucilene
    essa pesquisa é uma grande influência para
    nós alunos, a sentir desejo e satisfação em aprufundar certos conceitos do romantismo no brasil, conhecendo então grandes poetas que foram de extrema importância para a literatura.
    Essa pesquisa foi interessante e mim fez refletir sobre uma realidade que eu desconhecia.

    Aluna: Jucilene gonçalves
    Serie: 2° E

    ResponderExcluir
  6. Romantismo no Brasil.

    Iniciado em um período conturbado e inseguro, o Romantismo nasceu em meados do século XIX, junto com a perturbação e euforia da independência, com forte contribuição de Gonçalves de Magalhães lançando o seu livro de poemas “Suspiros Poéticos e Saudades”, foi o principal poeta da primeira geração do romantismo, onde o Nacionalismo e o Sentimentalismo eram as principais características usadas pelos poetas da época.
    Já na segunda geração do romantismo, existia um pouco de desprezo, crueldade, mistério e satanismo, eles que utilizavam muito do sentimento de dor para criar os seus poemas, a maioria dos poetas se enquadravam no Byronismo criado por Lord Byron, um poeta inglês que costumava apresentar um estilo de vida e uma forma particular de ver o mundo, algo parecido com a trajetória de Vinicius de Moraes.
    Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela foram os poetas de destaque nessa geração.
    Castro Alves, esse foi o famoso “Poeta dos Escravos”, ele que de origem humilde, conseguiu ser encantador em suas obras, despertando a poesia dentro das pessoas, trazendo consigo o poder da sensualidade, do amor, da luta pela liberdade.
    Ele foi o poeta destaque da terceira geração do romantismo, e o poeta que participou dessa fase, que a meu ver foi a mais importante, a fase “final” do romantismo.


    Dia e Noite sozinho,
    Causa horror ao caminhante
    Que nem mesmo a sombra sua
    Quer pousar um só instante.


    Trecho do poema “A tristeza”
    Gonçalves de Magalhães


    Nome: Filipi Antunes da Silva.
    Turma: 2º C - Matutino

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Thaís: Na atividade literária, é a estética do romantismo que vai presidir o surgimento de uma literatura propriamente nacional. O ideal do romântico começou a circular entre nós por volta de 1836 pelas mãos de um grupo de intelectuais liderados por Domingos Gonçalves de Magalhães e o romantismo também foi o período em que se iniciou o romance e o teatro no Brasil.
    É importante também ressaltar que é esse o momento em que se constitui a nossa literatura não só pela incorporação de uma temática brasileira, mas principalmente pela consciência de maioria desses escritores de que um país independente pedia artistas que participassem da construção de um imaginário nacional.

    Nome: Thaís Neres da Silva
    Turma: 2°C - Matutino

    ResponderExcluir
  9. O romantismo no Brasil coincidiu com independência política,assumindo,de modo artificial,um caractér de valorização do país e de seu passado heróico.A independência do Brasil não alterou do modo significativo as estruturas políticos-sociais,mas permitiu um maior contato com os centros europeus ,aumentou o alcance da imprensa ,fez com que as primeiras faculdades fossem fundadas,ou seja,permitiu maior circulação de idéias,o que ajudou muito o amadurecimento da literatura nacoinal. Alunas:Juliana Souza de Souza;Luana e Natalia Almeida. Turma:2D

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Achamos o texto muito interessante, antes não conhecíamos a poesia brasileira, mas hoje já temos uma pequena noção do que a poesia significa. Muitos poetas na época eram discriminados devido ao fato de expressarem suas críticas na poesia. Com isso o governo reprimiu vários poetas, como Castro Alves, por defender os negros, era mau visto aos olhos dos brancos. Atualmente a poesia vem se destacando cada vez mais, não só com os poetas, mas também com as poetizas, isso demonstra que a poesia vem cada vez mais tomando espaço na sociedade.

    Alunos (as): Nandara Beatriz, Maique Oliveira, Larissa Sena.
    Série: 2ºC - Matutino

    ResponderExcluir
  13. O Romantismo brasileiro identifica-se com o projeto de "função do país", imprimindo em nossas letras a marca da nacionalidade e da peculiaridade local, "descobrindo" e exaltando a nação independente. O movimento romântico no Brasil apresenta traços próprios, como, por exemplo, a valorização da figura do índio.

    Nome: Luana Fonseca
    Serie: 2ºC

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. O Romantismo ( primeira Geração- indianista, nacionalista e religiosa) foi importante na construção da identidade nacional porque exaltava os valores da cultura nacional, as belezas naturais do Brasil e, principalmente, a relação entre índios colonizados e Portugueses colonizadores.
    Principais autores do Romantismo ( Nacionalista, Indianista ): Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães, José de Alencar e Visconde de Taunay e Castro Alves conhecido como poeta dos escravos.


    EMANOEL FERNANDO DOS S. 2ª F

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

    ELIAQUIM NASCIMENTO 2ª D

    ResponderExcluir
  19. A ERA DO ROMANTISMO

    EU ENTENDE QUE NO INICIO DO ROMANTISMO BRASILEIRO É BASTANTE SITUADO PELO ESTUDIOSO EM 1836, NA PRIMEIRA ERA NACIONAL DA LITERATURA. O ROMANTISMO FOI MUITO GRANDE E POR ISSO FOI DIVIDIDO EM TRES GERAÇOES CADA UM COM SEUS AUTORES PRINCIPAL.TAMBÉM TEVE VARIOS ESCRITORES QUE SE DESTACARAM NAS TRES GERAÇOES.

    PRIMEIRA GERAÇÃO (GONÇALVES DIAS (ARAÚJO P. ALEGRE) (CONÇALVES DE MAGALHOES)).
    SEGUNDA GERAÇÃO (ALVARES DE AZEVEDO)
    (FAGUNDES VARELA)
    (CASIMIRO DE ABREU)
    (JUNQUEIRA FREIRE)
    TERCEIRA GERAÇÃO (CASTRO ALVES) (TOBIAS BARRETO).

    BIBLIOGRAFIA
    MANUAL DE LITERATURA BRASILEIRA (SERGIUS GONZAGA, MERCADO ABERTO, CAP.III,PORTO ALEGRE)
    CEREJA. WILLIAM ROBERTO: LINQUAGEM SÃO PAULO, ATUAL.
    EDITORA, 2003, CAP, xvI
    ALUNA:JESSICA SANTOS DA SILVA 2º C -MATUTINO

    ResponderExcluir
  20. O Romantismo,assunto retratado por uma grande marca na literatura de grandes autores das três gerações.Apesar de não conhecer muito a poesia brasileira,foi interesante pois aborda um pouco da história do nosso país,porque o Brasil ainda tava sob a euforia da Independência.
    No ano de 1836 é publicado no Brasil Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves Magalhães o ponto inicial para a primeira geração,conhecida também como nacionalista ou indianista,pois nessa fase os escritores valorizavam mais os temas nacionais e a vida do índio.
    A segunda geração,conhecida como Mal do século,Byroniana ou fase ultra-romântica.Os poemas eram mais extremos,pois os autores da época retratava temas de mortes,tristezas e uma visão ruím da sociedade,e morreram ainda muito jovens.
    A terceira geração conhecida como condoreira,e como maior representante desta fase Castro Alves,eu acho que o poeta mais conhecido,e também por suas críticas sobre a escravidão no poema "Navio Negreiro"uma das suas importantes obras na literatura.
    Bom aqui deixo meu comentário sobre o romantismo no Brasil,gostei muito do assunto,novo para mim,pois não conhecia esses autores e á história do romantismo.

    Aluna(o):Nágila Brito Mota
    Série:2 ano F

    ResponderExcluir
  21. O Romantismo no Brasil,é um assunto muito importante pois retrata as três gerações que influenciaram e divulgaram o movimento literário na história nacional.Gonçalves Dias o poeta mais importa na 1ª geração revela em seus poemas o Indianismo,ele abrange a importância e as condições de vida dos Índios.A 2ª geração é mais conhecida pelo Ultra-Romantismo,que retrata sobre o medo,o desejo,a culpa,entre outros.Os poetas mais importantes dessa época são:Álvares de Azevedo,Casimiro de Abreu,Junqueira Freire e Fagundes Varela,esse poetas contribuíram para o avanço desse movimento.Já na 3ª geração o poeta que marcou essa época foi Castro Alves com o seu movimento Condoreirismo,trouxe a realidade da vidas de escravos que eram obrigados a conviver com a opressão e a ignorância dos povos brasileiros.Castro Alves ficou conhecido por "O POETA dos ESCRAVOS".

    Bom,pra mim foi extremamente interessante pesquisar sobre esse movimento literária,pois passei a conhecer a história de vida dos grandes poetas da época e a evolução linguística.

    Aluno(a): Débora Santos Toledo
    Série: 2ºC Matutino

    ResponderExcluir
  22. o romantismo é a demostração da historia do Brasil,ele surgiu ao mesmo tempo em que o go
    vernador estava tendo problemas com o trono,e
    surgiu com grande força sendo dividido em três
    gerações.

    Aluno: Marcos Vinicios
    Série:2ºE

    ResponderExcluir
  23. Com a pesquisa " O Romantismo no Brasil ", obtive alguns conhecimentos como:

    * As influencias:Revolução Francesa,Revolução industrial,Independencia do Brasil.

    * Caracteristicas:Subjetivismo,Sentimentalismo,Nacionalismo,Etc.

    * A Primeira geração.

    * A Segunda geração.

    * A Terceira geração.

    * Grandes poetas como : Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela, Castro Alves - "O Poeta dos Escravos" ,Tobias Barreto,Sousândrade.

    Aluno:Victor Matheus S. Pinheiro
    Serie:2/c Matutino

    ResponderExcluir
  24. jskdfhajksfhaskjfdhskjdjskdhjsajkdhaskdjiqeuj3iqweuji

    ResponderExcluir
  25. Estou muito satisfeita em trabalhar com esse assunto, me fez conhecer historias, pra mim foi otimo, explorei bastante os textos.

    Aluna: Nathalia Silva
    Serie: 2° D

    ResponderExcluir
  26. A palavra romantismo designa uma maneira de se comportar, de agir, de interpretar a realidade. O comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, por uma atitude emotiva diante das coisas e esse comportamento pode ocorrer em qualquer tempo da história.
    O romantismo traz forte influência das idéias iluministas e pela liberdade conquistada através da Revolução Francesa. Suas principais características são a valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, religião, individualismo, nacionalismo e historia.
    ALUNA: Daniela L.Barbosa
    2°E

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. As 3 gerações romanticas

    1ª geração romantica é muito interessante,pois ela relata o regresso do passado histórico
    medievalismo é uma geração voltada para a natureza.Onde ela tem como característica o sentimentalismo
    sentimentalismo e a religiosidade,os três autores são destacados ne ssa geração que são destacados nessa
    geração como:Gonçalves Dias,Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.Mas o que mais se destacou foi
    Gonçalves Dias um poeta romantico.
    2ª geração foi denominada com mau do século,pois ela é voltada para temas obscuros como a morte,amores
    impossiveis e a escuridão ou seja uma geraçao realista.Quatro autores se destaca nessa Gerção que são:Alvares
    de Azevedo,Autor muito realista eles falem suas obras sobre angústia,lembranças de mortes,sofrimento amoroso.
    Casimiro de Abreu um autor mais razoavel,pois as suas obras é voltada para o amor,poesia primavera,Fagundes
    varela uma autor que tinha característica da terceira geração,pois ela já obtia

    2° C

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Com essa pesquisa,podemos saber quem são os grandes autores do romantismo brasileiro como:Gonçalves de Magalhães,Gonçalves Dias,José de Alencar,Álvaro de Azevedo,Casimiro de Abreu,Junqueira Freire,Fagundes Varela entre outros.Podendo assim conhecer as suas obras.Além do conhecimento direto com toda a historia do romantismo.

    Aluna:Amanda Magalhães
    Serie: 2ºC

    ResponderExcluir
  31. Essa pesquisa nos beneficiou em viturdes de conhecimentos dos grandes escritores e poetas brasileiros, e fez com que nós alunos adiquirirmos conhecimento de como foi o romantismo no Brasil.
    Aluno:Lucas Marcondes
    Série:2°E

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. As 3 gerações romanticas

    A 1ª geração é muito importante ,pois ela esta voltada a natureza,ao sentimentalismo,
    a religiosidade.O autor mais destacado desta geração foi Gonçalvez Dias um poeta romantico.
    2ª geraçao foi denominada como mau do seculo, por ela sempre abordar coisas obscuras
    ou seja morte,angústia e sofrimento. E a 3ª está voltada para uma visão mais ampla das coisas,
    ou seja ela é simbolizada pelo condor uma ave que faz seu próprio ninho em lugares bem altos, entao
    a relação é que a terceira geração está sempre voltada para as coisas grandes.O autor que se destaca
    nesta geração é Castro alves um autor que retrata a história dos escravos em suas poesias,poemas ele
    descreve isso.Obras: Espumas Flutuantes e Navio Negreiro.

    Fragmentos Gonçaves Dias :
    Se amar é sonhar contigo,
    Se é pensar,velando em tí,
    Se é ter-te n´alma presente todo
    esquecido de mim !

    C.E.B.G
    Profª:Anelisa
    Data:18.03.09
    Aluna:Jannine Santos
    série:2° C

    ResponderExcluir
  36. Romantismo no brasil

    No Brasil, o périodo romântico deve ser compreendido paralelaente ao processo de emancipação política. Dois princípios orientam os escritores da época : o desejo conscinte de enfatizar o orgulho patriótico e a intenção de criar uma literatura independente e diferente da portuguesa. por isso , custuma-se dizer que a literatura romântica no Brasil equivaleu , no plano cultural , ao que a proclamação da independência representou no plano político.
    Nosso romantismo repete as mesmas caractéristicas do rmantismo europeu, mas com traços especificosderivados da necessidade de criar uma literatura que traduzisse a realidade brasileira destacando a paisagem , a religião , e a cultura .

    analisada em seu conjunto a poesia publicada em nosso romantismo pode ser didaticamente distribuida em três gerações

    - primeira geração : nacionalista,, indianista e religiosa. Nela se destacam gonçalves dias e Gonçalves de magalhães.

    - segunda geração : marcado pelo " mal do século ", apresenta egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte . Seus proncipais representantes são Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Faguntes varelae junqueira Freire

    - terceira geração : Formada pelo grupo condoreiro,desenvolve uma poesia de cunho político e social. A maior expressão desse grupo é Castro Alves


    juliana De Ângelis

    2º C Matutino

    ResponderExcluir
  37. Tudo começou com a transferência da Família Real Portuguesa para o Brasil em 1808. Na época, a família trouxe com ela o espírito da Europa: o Romantismo europeu incipiente que acabaria influenciando culturalmente o Brasil.

    Nossos escritores começaram então a se preocupar com alguns assuntos até aquele momento esquecidos ou não abordados nas obras da época: - o subjetivismo, a liberdade individual e uma preocupação com os assuntos sociais.

    Veio a Independência do Brasil e com ela, a importância de se exaltar nossa cultura, torná-la independente da Europa e promover nossas belezas tropicais e nossos índios.

    Os poetas destacavam-se nessa época: - Castro Alves (1847-1871) que escreveu sobre os escravos africanos e Gonçalves Dias (1823-1864) que escreveu sobre os índios. José de Alencar (1829-1877) escrevia romances populares sobre os índios, dentre eles “Iracema”, considerado uma obra-prima no quesito época-sociedade-índios, utilizando o seu estilo “indinista”. Ainda podemos destacar nessa linha, “O Guarani”, um romance histórico.

    Os primeiros romances de Jorge Amado, o escritor brasileiro mais traduzido de todos os tempos, pois os romances foram traduzidos em 33 idiomas, foram, em sua maioria, influenciados pelas idéias Marxistas e se concentraram no sofrimento do povo nordestino, o povo que trabalhava nas plantações de cacau na fazenda de propriedade de sua família e também em humildes pescadores de pequenas aldeias no litoral.



    Porém, o traço mais forte da obra romântica de Gonçalves Dias é o Indianismo. Ele é considerado o maior poeta indianista brasileiro e possui em sua obra poemas como “I-Juca Pirama”, onde a figura do índio é heróica, chegando até a ficar “europeizada”.



    2°C Matutino
    Bruno Santos de Araujo

    ResponderExcluir
  38. Através do Romantismo no Brasil
    houve a publicação do livro
    "Suspiros Poéticos e Saudades"de
    Gonçalves de Magalhães.Teve seu ínico
    em 1836 e seu término em 1881 com
    a publicação de memórias Postumaas
    de Brás Cubas por Machado de Assis.

    Ana Raquel 2°C Matutino

    ResponderExcluir
  39. O romantismo é forma que os poetas daquela época encontraram para se espressar, sair da mesmisse, pensar com a própria cabeça, os rontistas fizeram as pessoas refletirem sobre o seu mundo, seu ambiente, sua sociedade e principalmente sobre elas próprias, isto é, o romantismo é o renascer do pensamento pelo sentimento.Revolução, ou simplismente evolução.

    Aluno: Diogo Ferreira
    Série: 2º C

    ResponderExcluir
  40. O Romantismo no Brasil teve como marco fundador a publicação do livro "Suspiros poéticos e saudades", de Gonçalves de Magalhães, em 1836, e durou 45 anos terminando em 1881 com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis. O Romantismo foi sucedido pelo Realismo.

    Domingos José Gonçalves de Magalhães (Visconde de Araguai) exerceu função diplomática, foi historiador, dramaturgo e poeta. Formou-se em Medicina, foi professor de Filosofia no Colégio Pedro II e ministro em Washington e em Roma, junto à Santa Sé. Fundou, em Paris, a revista Niterói – Revista Brasiliense, com o propósito de divulgar a reforma romântica de nossas letras; era intenção de Gonçalves de Magalhães reformar a vida literária em nosso país, de acordo com os ideais românticos.
    Gonçalves de Magalhães publica, em Paris, em 1836, Suspiros Poéticos e Saudades, considerado o primeiro livro romântico brasileiro. Essa obra tem valor histórico uma vez que é de grande importância para o estudo da introdução do Romantismo no Brasil e da reforma nacionalista da nossa literatura. Gonçalves de Magalhães era também um poeta épico. Escreveu, em 1856, A Confederação dos Tamoios, poema em dez cantos, versos decassílabos, estrofação livre. Nele o poeta trata das lutas dos tamoios contra o povo colonizador, nas quais Anchieta e Nóbrega assumem um papel de grande importância.

    Tentou o cultivo de todos os gêneros:
    _ novela: Amãncia (1844);
    _ poesia lírica: Suspiros Poéticos e Saudades (1836);
    _ poesia épica: A Confederação dos Tamoios (1856);
    _ teatro (em verso): Antônio José ou o Poeta e a Inquisição (1839).
    Antonio Gonçalves Dias
    (Caxias – MA, 1823 – São Luis – MA, 1864)
    Descendente de três raças, pois era filho de português e cafusa (mestiça de negro e índio), Gonçalves Dias transmite em sua obra a marca dessa origem.
    Estudou na Europa, em Coimbra, onde concluiu o curso de Humanidades e se diplomou em Direito. Aí viveu catorze anos de sua curta existência.
    Poeta de fértil imaginação e acentuada sensibilidade, lança, em 1846, seu livro da estréia: Primeiros Cantos. O indianismo é nota marcante na obra de Gonçalves Dias. Embora não tenha sido ele o introdutor deste tema na poesia brasileira, é considerado o maior autor indianista brasileiro.
    O índio em seus poemas é interpretado como um herói dentro de um cenário vivo e exuberante. Gonçalves Dias defende-o da dominação dos brancos invasores.
    Deixou o que há de melhor na poesia indianista brasileira: I-Juca Pirama. Escreveu também Os Timbiras, poemas incompletos em versos brancos . Parte dele se perdeu no naufrágio do navio Vile de Boulogne, que levou à morte o poeta quando voltada da Europa.
    Ao lado da poesia indianista, Gonçalves Dias escreveu belas páginas líricas. Muitos temas e formas de sua poesia servirão de modelos para autores de períodos posteriores ao Romantismo.
    A temática de Gonçalves Dias
    Poesia indianista
    O indianismo expressava o tipo ideal do homem brasileiro. Uma vez que na literatura brasileira não apreciam os heróis típicos da Idade Média, nossos escritores românticos exaltavam em suas obras a figura do índio, cultivavam o mito do “bom selvagem”, segundo Jean Jacques Rousseau. Este tema do índio, na literatura brasileira, em várias fases: na barroca, em certos autos de Anchieta; na fase arcádica, o índio é valorizado nas obras Uraguai e Caramuru; na fase romântica, com Gonçalves Dias, no poema I-Juca Pirama.


    A segunda geração do Romantismo tem seus traços mais facilmente identificáveis no campo da poesia e seu marco inicial é dado pela publicação da poesia de Álvares de Azevedo, em 1853. Em vez do índio, da natureza e da pátria, ganham ênfase a angústia, o sofrimento, a dor existencial, o amor que oscila entre a sensualidade e a idealização, entre outros temas de grande carga subjetiva. Exemplares desse período são as obras de Fagundes Varela, Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo.

    “A tristeza”

    Dia e Noite sozinho,
    Causa horror ao caminhante
    Que nem mesmo a sombra sua
    Quer pousar um só instante.

    Gonçalves de Magalhães


    TERCEIRA GERAÇÂO DA POESIA ROMÃNTICA BRASILEIRA
    O maior representante dessa nova tendência foi Castro Alves com a poesia social e humanitária.
    Poesia condoreira:rica em comparações grandiosas e altissonantes, tendo como tema a abolição da escravatura e a crença num futuro progressista da América.

    SINDILANA BASTOS LESSA
    2º C

    ResponderExcluir
  41. Esse estudo foi enriquecedor para mim porque através dele pude conhecer a história de cada um dos maravilhosos autores da nossa literatura. Suas características, suas poesias, seus pensamentos e a forma como se expressava perante a sociedade. Suas obras eram baseadas no subjetivismo, no idealismo, na liberdade de criação, no sentimentalismo, na valorização do amor, no nacionalismo, na religiosidade etc. Todas essas características marcaram o Romantismo no Brasil.


    Aluno: Israel de Jesus Ferreira Filho (2º F)
    Professora: Anelisa

    ResponderExcluir
  42. No Brasil, o momento histórico em que ocorre o Romantismo tem que ser visto a partir das últimas produções árcades, caracterizadas pela satírica política de Gonzaga e Silva Alvarenga, bem como as idéias de autonomia comuns naquela época. Em 1808, com a chegada da corte portuguesa ao Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte, a cidade do Rio de Janeiro passa por um processo de urbanização, tornando-se um campo propício à divulgação das novas influências européias; a então colônia brasileira caminhava no rumo da independência.

    Caracteristicas Mais Importante

    Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque. A poesia e a prosa romântica apresentam uma visão particular da sociedade, de seus costumes e da vida como um todo.
    Sentimentalismo - Os sentimentos dos personagens entram em foco. O autor passa a usar a literatura como forma de explorar sentimentos comuns à sociedade, como: o amor, a cólera, a paixão etc. O sentimentalismo geralmente implica na exploração da temática amorosa e nos dramas de amor.
    Nacionalismo, ufanismo - Surge a necessidade de criar uma cultura genuinamente brasileira. Como uma forma de publicidade do Brasil, os autores brasileiros procuravam expressar uma opinião, um gosto, uma cultura e um jeito autênticos, livres de traços europeus.


    AlunA: Anne Caroline França Fernandes
    Serie: 2°D

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. O Romantismo no Brasil teve como marco fundador a publicação do livro "Suspiros poéticos e saudades", de Gonçalves de Magalhães, em 1836, e durou 45 anos terminando em 1881 com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis. O Romantismo foi sucedido pelo Realismo.No Brasil, o momento histórico em que ocorre o Romantismo tem que ser visto a partir das últimas produções árcades, caracterizadas pela satírica política de Gonzaga e Silva Alvarenga, bem como as idéias de autonomia comuns naquela época. Em 1808, com a chegada da corte portuguesa ao Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte, a cidade do Rio de Janeiro passa por um processo de urbanização, tornando-se um campo propício à divulgação das novas influências européias; a então colônia brasileira caminhava no rumo da independência.


    Rafael Lima 2ºD Matutino

    ResponderExcluir
  45. O que marcou o romantismo no Brasil foi a forma que os poetas se expressavam perante a sua sociedade , sua forma de pensar , de agir focando mais os seus sentimentos . O romantismo no Brasil naquele século não era tão focado como hoje pois hoje temos exenplos de grandes poetas que marcaram essa epóca .

    Alunas : Lais Mesquita e Rafaela Melo
    2º D Matutino

    ResponderExcluir
  46. o romantismo no brasil introduz de uma forma poética e ultra- romãntica.Envolvendo poesias que fascina e encanta o público.Essa finalidade literária é de muita importãncia para nós alunos,pois os poetas fazem suas obras inspirados em seus pensamentos e expressando o seu amor as suas poesias.

    ResponderExcluir
  47. o romantismo no brasil foi um marco importante na literatura brasileira,pois baseou-se nos pensamentos, na poesia e poemas que ressalta varios aspectos essa pesquisa influência nós alunos a sentir desejo de aprender mais sobre o romãntismo
    2f

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Fazer a pesquisa sobre o Romantismo foi de grande importância para o meu aprendizado ,pois foi através dela que pude entender mais a fundo o desenvolvimento artístico, político e filosófico no Brasil.
    O Romantismo caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. Uma vez que uma das maiores influências a esta época foi a Revolução Francesa.
    Outras influências foram:
    .Revolução Industrial
    .Independência do Brasil
    .Chegada da corte no Rio de Janeiro
    O Romantismo é dividido em três gerações:
    > A Primeira geração- Indianista ou Nacionalista, que teve como principais poetas Gonsalves de Magalhães, Gonsalves Dias e José de Alencar.
    > A Segunda geração- Ultra Romantismo ou Mal do Século e teve como principais poetas Álvares de Azevedo,Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
    > A Terceira geração- Condoreira, tendo como principais poetas Catro Alves, Tobias Barreto e Sousândrade.
    Um trecho da poesia Canção de exílio de Gonsalves Dias:

    Minha terra tem palmeiras,
    Onde canta o Sabiá;
    As aves que aqui gorjeiam,
    Não gorjeiam como lá.

    Jéssica Santos 2ºF

    ResponderExcluir
  50. Janaína Fortuna 2ºc

    Bom pró,eu entendi que o romantismo mantinha estruturas de escravismo,economia de exportação e a economia era bem conservadora.
    Fala das poesias,as prosas(...)

    ResponderExcluir
  51. No século XIX a saturação dos modelos neoclássicos e a necessidade de uma literatura que expresse o país independente resultam no florescimento do romantismo. O marco inicial do movimento é a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.

    O ideal romântico do nacionalismo é expresso pelos indianistas, dos quais se destaca o poeta Gonçalves Dias. (1ª geração)

    O individualismo é representado pela geração ultra-romântica – Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela e Álvares de Azevedo –, influenciada pelo poeta inglês Lord Byron. (2º geração)
    O principal nome da poesia condoreira, é Castro Alves (Espumas Flutuantes), conhecido como o poeta dos escravos. (3ª geração)

    Raquel Serafim 2ºF

    ResponderExcluir
  52. Aluno:Augusto Leite 2ªf

    O romantismo é um movimento artístico-cultural, presente na literatura e em outros campos da arte, que se inicia na Europa no final do século XVIII. Na França é que o romantismo ganha mais força, e se alastra pela Europa e América. O romantismo traz forte influência das idéias iluministas e pela liberdade conquistada através da Revolução Francesa. Suas principais características são a valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, religião, individualismo, nacionalismo e historia.
    No Brasil, o movimento romântico teve início por volta de 1830, ainda sob a euforia da independência. Os artistas buscavam inspiração na natureza e no contexto político e histórico da época. As histórias românticas faziam alusão, freqüentemente, aos amores impossíveis, à fé cristã, à formação histórica do pais e ao dia-a-dia da população.
    A obra precursora do romantismo no Brasil é “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães.

    ResponderExcluir
  53. depois de adquirir maiores conhecimentos sobre uma época marcada por grandes poetas, é possível visualizar que o romantismo no Brasil foi um periodo que aconteceu o nascimento da nossa vida literária, deixando para tráz o modelo lusitano e colocando em pratica um estilo próximo da realidade brasileira

    ALUNA: jéssica vanessa almeida fonseca
    série: 2(F)

    ResponderExcluir
  54. Se aprofundando nos assuntos do romantismo no Brasil, é possível perceber que nessa época aconteceu um grande movimento literário de extrema repercussão na literatura ocidental e, particulamente no Brasil.Essa força literária constituiu uma etapa decisiva na formação de nossa literátura e vida cultural.

    ALUNA:Vanessa de queiroz morais
    SÉRIE:2(F)

    ResponderExcluir
  55. Com essa pesquisa sobre o romantismo, eu pude aprender um pouco sobre a nossa literatura, adquirindo conhecimento sobre essa época que foi muito importante para todos nós.

    Aluno: Marcílio de Araújo Magalhães ( 2º E )

    ResponderExcluir
  56. Arnaldo 2ºc
    Bom,eu entendi que o romantismo no Brasil podemos saber quem são os grandes autores do romantismo brasileiro como:Gonçalves de Magalhães,Gonçalves Dias,José de Alencar,Álvaro de Azevedo,Casimiro de Abreu,Junqueira Freire,Fagundes Varela entre outros.Podendo assim conhecer as suas obras.Além do conhecimento direto com toda a historia do romantismo.
    e também o romantismo fala sobre prosas e poesias
    E com eta pesquisa pude conhesser mas, as artes do ROMANTISMO

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Bom saber que o romantismo aconteceu no período literário e tem como valores correntes o cristianismo medieval à valorização da emoção e o coração e individualidade e libertação das normais. Esse acontecimento ocorreu através de progressos políticos e econômicos.

    ALUNO:Lucival Santana Lopes
    SÉRIE:2ªF

    ResponderExcluir
  59. Eu gostei muito dessa pesquisa pois com ela aprimorei meus conhecimentos sobre o romantismo no Brasil, por esse fato gostei muito desse trabalho que foi uma forma de sabermos mais sobre o nosso romantismo brasileiro.
    No Brasil o romantismo se divide em três gerações e a cada geração destacam-se vários romantistas e cada geração apresenta suas características, e consegui aprender também sobre os poetas assim como Castro Alves que nasceu na Bahia.

    Aluna: Tayne Lirane
    Turma: 2º C

    ResponderExcluir
  60. Anelisa diz:
    No geral,os comentários foram bons. Precisam ter cuidado na digitação(erros ortográficos, supressãode letras e acentuação de palavras). Não esquecendo as palavras que se escrevem com letras maiúsculas.
    Alunos, a leitura dá condições de produzirmos o nosso próprio texto.

    ResponderExcluir
  61. A Pesquisa foi muito interessante , pois fala sobre o romântismo no Brasil,gostei de saber um pouco sobre os romântistas,sobre as três gerações.foi bom para aprimorar nossos conhecimentos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. O Romantismo no Brasil durou 45 anos,foi sucedido pelo Realismo.

    Momento histórico em que ocorreu

    Tem que ser visto a partir das últimas produções árcades, caracterizadas pela satírica política de Gonzaga e Silva Alvarenga, bem como as idéias de autonomia comuns naquela época.

    Caracteristicas

    Subjetivismo - A personalidade do autor está em destaque. A poesia e a prosa romântica apresentam uma visão particular da sociedade, de seus costumes e da vida como um todo.
    Sentimentalismo - Os sentimentos dos personagens entram em foco. O autor passa a usar a literatura como forma de explorar sentimentos comuns à sociedade

    Primeira geração - Indianista ou Nacionalista
    Principais poetas
    Gonçalves de Magalhães
    Gonçalves Dias
    José de Alencar

    Segunda geração - Ultra Romantismo ou Mal do Século
    Principais poetas
    Álvares de Azevedo
    Casimiro de Abreu
    Junqueira Freire
    Fagundes Varela

    Terceira geração - Condoreira

    Principais poetas
    Castro Alves - "O Poeta dos Escravos"
    Tobias Barreto
    Sousândrade

    ALUNA:INGRID ALVES
    SÉRIE:2° E MATUTINO

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. A pesquisa foi muito interesante,por que apredemos como iniciou a poesia no Brasil e descobrimos algums poeticos que hoje são pouco falados,e além disso é um encentivo para que os alunos se intessem a querer ler,e aprimorar o conhecimento,pois as poesias que eu encontrei foram muito interessante,pois a poesia é arte de poder expressar seus sentimentos remando.

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. hebert_breno@yahoo.com.br
    HERBERT BRENO COELHO DO CARMO.
    SERIE: 2 ANO TURMA: E TURNO: MATUTINO

    Concluir apos a realização deste trabalho que o romantismo significa diferenciação da nossa literatura portuguesa, com a diferenciação temática e de linguagem.O romantismo quebrou a estreita da dependência lingüística que nos prendia à tradição literária portuguesa, pela incorporação de peculiaridades
    Vocabulares e sintática e por procurar um ponto de vista nacional brasileira.
    Ao mesmo tempo, pelas contradições inerentes ao nosso país e pelas profundas diferenças entre o império brasileiro e a Europa burguesa , o romantismo empregou-se de contradições que bem expressam a situação global de adaptação de profunda corrente cultural e artística, nasala no exterior as condições de Brasil, pais atrasado dependente e preso a orbita da Europa.

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. O romantismo no Brasil retrata as 3 gerações românticas,
    1º Geração é mais voltada para a natureza obtém dois poetas, que destacaram:
    Gonçalves Dias, Gonçalves Magalhães.

    2º Geração era característica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão. Entre seus principais autores estão Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.

    3º Geração conhecida também como geração Condoreira, simbolizada pelo Condor, o destaque dessa geração foi o poeta Castro Alves, que era denominado poeta dos escravos.

    LUCY FEGUEREDO 2ª F

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. A maior acusação ao romantismo não se fez ainda: é a de que ele(ROMANTISMO)representa a verdade interior da natureza humana. Os seus exageros, os seus ridículos, os seus poderes vários de comover e de seduzir, residem em que ele é a figuração exterior do que há mais dentro na alma, mas concreto, visualizado, até possível, se o ser possível dependesse de outra coisa que não o destino.

    Danilo Ribeiro
    2ºF

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. Esta pesquisa pode ajudar a todos nós a se aprofundar mais um pouco sobre o assunto “romantismo”, espero que este ano possa aprender muito mais sobre o romantismo, pois este assunto parece ser bastante interessante, e por essa pequena pesquisa pude perceber que é um assunto bem complexo.

    ANDERSON SILVA DE SOUZA
    2º D – Turno Matutino

    ResponderExcluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. O Romantismo representa o interior da natureza humana. Os sentimentos, as emoções.
    O Romantismo proclama a liberdade de criação e de expressão.

    Algumas características do romantismo que pude observar são:

    • Liberdade de criação e de expressão;
    • Nacionalismo;
    • Historicismo;
    • Medievalismo;
    • Tradições populares;
    • Individualismo, egocentrismo;
    • Pessimismo;
    • Escapismo;
    • Crítica social;

    Essas são características predominantes do movimento, mas suas tendências foram diversas.

    Rafaela Andrade
    2ºF

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. O Romantismo no Brasil, a grande era romântica..onde dava vazão ao amor, a vida noturna, o sentimentalismo estava presente.
    Dividido em três gerações: a 1ª geração chamada de Nacionalista, teve grande influência da Independência do Brasil, onde foi exaltada à patria, à natureza.
    a 2ª geração conhecida mais como o Mal do Século, o sentimentalismo era mais exagerado, os poetasfocavam mais a vida noturna, um estilo de vida boêmio, voltada mais para os vicios e prazeres da bebida, do fumo e do sexo, a forma de ver o mundo era narcisista, pessimista, angustiada, algumas vezes satânica, onde o inferno era visto como prologamento das dores e orgias da Terra.
    A 3ª geração conhecida como Candoreira, teve grande influência da Abolição da Escravatura, Proclamação da República, muito influencida pelos acontecimentos sociais, sobre a liberdade, o abolicionismo, uso de exclamações, do exagero, ainda tendo tempo pra falar do amor.
    Vemos poetas que fizeram parte desta era, como: Gonçalves de Magalhães; Gonçalvez Dias; Junqueira Freire; Aluísio Azevedo; Fagundes Varela; Casimiro Abreu; Castro Alves... .Entre outros grandes e talentosos poetas.

    ANE CAROLINE DA ENCARNAÇÃO 2º D

    ResponderExcluir
  78. O Romantismo no Brasil, marcou , muito a historia do nosso país, fundadora publicação do livro “Suspiros poéticos e saudades” de Gonçalves de Magalhães em 1836 e durou 45 anos terminando em 1881 com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas por Machado de Assis.O Romantismo foi sucedido pelo realismo. Resultando-se o Romantismo no Brasil foi dividido em três que serão destacados em tópicos:
    A 1ª geração chamada de Indianista ou até mesmo Nacionalista, teve influência direta da Independência do Brasil, exaltação da natureza e a pátria; o índio como grande herói nacional; sentimentalismo.
    A 2ª geração conhecida mais como o Mal do Século, o sentimentalismo era mais exagerado, há uma ênfase nos traços românticos e também relacionados ao poetas inglês Lord Byron.
    A 3ª geração conhecida como Candoreira, teve grande influência da Abolição da Escravatura, Proclamação da República, muito influenciada pelos acontecimentos sociais, sobre a liberdade, o abolicionismo, uso de exclamações, do exagero, ainda tendo tempo pra falar do amor.
    Vários poetas que fizeram parte do Romantismo no nosso país, como: Gonçalves de Magalhães; Gonçalves Dias; Junqueira Freire; Aluísio Azevedo; Fagundes Varela; Casimiro Abreu; Castro Alves... .Entre outros inteligentes e brilhantes poetas.

    Aluno: Antonio Nascimento da Encarnação Junior
    Serie: 2ª C

    ResponderExcluir
  79. ROMANTISMO (POESIA NO BRASIL)

    Romantismo: É que O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.

    AS TRÊS GERAÇÕES ROMÂNTICAS


    1ª Geração - conhecida também como nacionalista ou indianista, pois os escritores desta fase valorizaram muito os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio, que era apresentado como " bom selvagem" e, portanto, o símbolo cultural do Brasil. Destaca-se nesta fase os seguintes escritores : Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre e Teixeira e Souza.
    2ª Geração - conhecida como Mal do século, Bruneana ou fase ultra-romântica. Os escritores desta época retratavam os temas amorosos levados ao extremo e as poesias são marcadas por um profundo pessimismo, valorização da morte, tristeza e uma visão decadente da vida e da sociedade. Muitos escritores deste período morreram ainda jovens. Podemos destacar os seguintes escritores desta fase : Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire.
    3ª Geração - conhecida como geração condoreira, poesia social ou hugoana. textos marcados por crítica social. Castro Alves, o maior representante desta fase, criticou de forma direta a escravidão no poema Navio Negreiro.

    Gonçalves de Magalhães (Domingos José G. de M., visconde de Araguaia), médico, diplomata, poeta e dramaturgo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 13 de agosto de 1811, e faleceu em Roma, Itália, em 10 de junho de 1882. É o patrono da Cadeira n. 9, por escolha do fundador Carlos Magalhães de Azeredo.

    Antônio Gonçalves Dias nasceu no dia 10 de agosto de 1823, nos arredores de Caxias, no Maranhão. Filho natural de português e mestiça, com a morte do pai, que entretanto se casara regularmente, é enviado pela madrasta a estudar Direito em Coimbra (1838).
    .
    Araújo Porto-Alegre (Manuel José de Araújo P.-A., barão de Santo Ângelo), poeta, pintor, professor, jornalista, diplomata e teatrólogo, nasceu em José do Rio Pardo, RS, no dia 2 de novembro de 1806.

    Antônio Gonçalves Teixeira e Souza nasceu na cidade fluminense de Cabo Frio, em 28 de março de 1812, filho legítimo de comerciante português, Manuel Gonçalves, e mãe negra, Ana Teixeira de Jesus.

    Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu em São Paulo a 12 de setembro de 1831 e morreu no Rio de Janeiro a 25 de abril de 1852. Filho do Doutor Inácio Manuel Alvares de Azevedo e Dona Luísa Azevedo, foi um filho dedicado a sua mãe e a sua irmã, configurando um possível Complexo de Édipo.

    Abreu, Casimiro de (1837-1860), poeta romântico brasileiro. Dono de rimas cantantes, ao gosto do público, Casimiro de Abreu publicou apenas um livro, As Primaveras (1859). Filho de um rico comerciante, Casimiro de Abreu nasceu em Barra de São João (Rio de Janeiro) e cresceu no Rio, então capital do Império e centro cultural do país.
    Luís José Junqueira Freire, nascido em Salvador, ingressou, aos 19 anos, na Ordem dos Beneditinos. Permaneceu enclausurado até 1854, quando, atormentado pela falta de vocação, abandonou a vida monástica.

    Antônio Frederico de Castro Alves, poeta, nasceu em Muritiba, BA, em 14 de março de 1847, e faleceu em Salvador, BA, em 6 de julho de 1871. É o patrono da Cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras, por escolha do fundador Valentim Magalhães.

    ALUNA:Laiane bispo
    2D

    ResponderExcluir
  80. O trabalho foi muito construtivo! Infelizmente os jovens perderam a essencia do romantismo,dos sentimentos das palavras, doces, de gestos gentis,nossa geração é uma geração que tem mêdo de amar,de se expor, de se libertar falam tanto de liberdade,e tem mêdo de amar.. pois o amor é o único sentimento que realmente liberta o homem.é o único sentimento capaz de exorcizar todos os nossos fantasmas.
    Eu acho que a melhor época literária foi a que o Romantismo estava em foco e que o mesmo jamais morrerá! Por transformações na sociedade e devido tabém a diversos fatores, o romantismo ficou cada vez mais longe do foco das pessoas, dando espaço a outras influências que prejudicam, de certa forma, os eternos apaixonados.

    Andressa Santos 2°C

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  83. Para mim estudar o Romantismo,foi uma coisa lucrativa onde pude saber como chegou aqui no Brasil e como se desenvolveu,quem participou e quem introduziu,duas características que me chamou atenção no romantismo, foi na 2° geração que denominou-se “Mal do século”, o nome tinha tudo a ver com o que ocorria na época onde os escritores passava para a poesia o que sentia e o que vivia, na maioria das vezes sofrimento. E que os poetas morriam cedo. Hoje é nítido ver, que o Romantismo não morreu,apenas se modificou mais estará sempre presente exercendo um papel importante em nossa vida.
    BEATRIZ LIMA 2°F

    ResponderExcluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. O TRABALHO FOI MUITO BOM , MIM CHAMOU MUITO ATENÇÃO PQ NA TERCEIRA GERAÇÃO OS POETA TINHA MUITAS DIFERENCIA UNS DOS OUTROS PRICIPALMENTE "CASTRO ALVES" ELE ATE ESCREVEU UM POEMA NO FIM DA DECADA DE 60 FALANDO SOBRE A CRISE NO BRASIL PRINCIPALMENTE NAS AREAS RURAIS.

    A poesia romântica surge em meio aos fervores
    independentistas da primeira metade do século XIX, tendo como marco inicial a obra de Gonçalves de Magalhães.

    A prosa romântica inicia-se com a publicação do primeiro romance brasileiro "O filho do Pescador", de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa em 1843.

    José de Alencar é considerado o patriarca da literatura brasileira. Inaugurou novos estilos românticos e consolidou o romantismo no Brasil desenhando o retrato cultural brasileiro de forma completa.


    NOME:MARCOS VINICIUS
    SERIE:2F

    ResponderExcluir
  86. O romantismo no Brasil,foi introduzido por Gonçalves Magalhães através de Suspiros poéticos.
    A 1º geração teve como principal escritor o maranhense Gonçalves Dias.Ele,apesar de não ter introduzido o gênero no Brasil (papel este de Gonçalves de Magalhães),foi o responsável pela consolidação da literatura romântica por aqui.
    A 2º geração ficou conhecida como ''mau do século'',foi marcada pelos poetas Álvares de Azevedo,Casimiro de Abreu,Fagundes Varela e Junqueira Freire.O poeta maior foi: Alvares de Azevedo que fazia parte da sociedade e estava destinado a repartir a existencia de byon.
    A 3º geração conhecida como Condoreira foi simbolizada pelo Condor,uma ave que tinha o costume de construir,seus ninhos em lugares altos,alem de ter ampla visão das coisas.O poeta da época foi Castro Alves,conhecido como poeta dos escravos.
    Algo,interessante,e um pouco intrigante é que muitos poetas da 1º geração morreram de turbeculose,pnemunia e doenças causadas pela bebida,por causa de profundas e devastadoras melancolias.


    Poema de Gonçalves de Magalhães:

    A beleza

    Oh Beleza! Oh potência invencível,
    Que na terra despótica imperas;
    Se vibras teus olhos
    Quais duas esferas,
    Quem resiste a teu fogo terrível?

    Poema de Gonçalves Dias:

    Como eu te amo

    Como se ama o silêncio, a luz, o aroma,
    O orvalho numa flor, nos céus as estrelas,
    No largo mar a sombra de uma vela,
    Que lá na extrema do horizonte assoma;

    Poema de Casimiro de Abreu:

    Minh'alma é triste

    Minh'alma é triste como a rola aflita
    Que o bosque acorda desde o alvor da aurora,
    E em doce arrulo que o soluço imita
    O morto esposo gemedora chora.

    Poema de Junqueira Freire:

    Martírio

    Beijar-te a fronte linda
    Beijar-te o aspecto altivo
    Beijar-te a tez morena
    Beijar-te o rir lascivo

    Poema de Aluísio Azevedo:

    Pobre Amor

    Ah! Quanto eu sofreria se alegrasses
    Com teus beijos de amor, meus lábios tristes,
    Com teus beijos de amor, as minhas faces!

    Poema de Fagundes Varela:

    Amor e vinho

    Cantemos o amor e o vinho,
    As mulheres, o prazer;
    A vida é sonho ligeiro
    Gozemos até morrer
    Tim, tim, tim
    Gozemos até morrer

    Poema de Castro Alves:

    Vozes d'Àfrica

    Deus! ò Deus! onde estàs que não respondes?
    Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes
    Embuçado nos cèus?
    Há dois mil anos te mandei meu grito,
    Que embalde desde então corre o infinito...
    Onde estàs, Senhor Deus?...

    Aluna: Taís Souza de Oliveira
    Série: 2ºC

    ResponderExcluir
  87. A pesquisa sobre o "Romantismo" me ajudou muito, pois eu aprendi bem mais sobre vários autores com :Fagundes Varela,Castro Alves,Gonsalves Dias,Àlvares de Azevedo,Casimiro de Abreu entre outros romancistas ou não.
    no decorrer do tempo eu percebi a grande importância dessa pesquisa também em relação as atividades do livro que falam bastante sobre o assunto e que perguntam de diversas maneiras assuntos direta ou indiretamente relacionados ao romantismo.
    Quero resaltar a professora Anelisa que eu aprendí bastante mesmo ao fazer essa pesquisa e estou aprendendo cada dia mais no decorrer dos exercícios feitos.

    Luciano Campos
    2°D matutino

    ResponderExcluir
  88. A pesquisa sobre o "Romantismo" me ajudou muito no decorrer do tempo eu percebi a grande importância dessa pesquisa também em relação as atividades do livro que falam bastante sobre o assunto e eu estou aprendendo cada dia mais no decorrer dos exercícios feitos.

    danilo souza
    2°D matutino

    ResponderExcluir